O Guia PMBOK® define os aspectos importantes de cada área de conhecimento e como ela se integra com os cinco grupos de processos. Como elementos de apoio, as áreas de conhecimento fornecem uma descrição detalhada das entradas e saídas do processo e uma explicação descritiva das ferramentas e técnicas usadas com maior frequência nos processos de gerenciamento de projetos para produzir cada resultado.

Agora iremos detalhar as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

Para cada área de conhecimento, teremos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia PMBOK®.

Para cada um de seus processos, apresentaremos suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas. Sempre oferecendo exemplos práticos, templates e informações complementares para auxiliar no seu entendimento.

Para o gerente de projetos iniciantes, sugerimos a leitura na sequência abaixo conforme proposta do Guia PMBOK®. Para o gerente de projetos com conhecimento avançado, sugerimos que selecione a área de conhecimento abaixo que necessita de maiores informações:

4. Gerenciamento da integração do projeto
5. Gerenciamento do escopo do projeto
6. Gerenciamento do tempo do projeto
7. Gerenciamento dos custos do projeto
8. Gerenciamento da qualidade do projeto
9. Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
10. Gerenciamento das comunicações do projeto
11. Gerenciamento dos riscos do projeto
12. Gerenciamento das aquisições do projeto
13.Gerenciamento das partes interessadas do projeto

Renata Collins